14 dezembro 2006

Tecnologia e flexibilidade na Aprendizagem

Data: 14/12/2006
Título: Tecnologia e flexibilidade na aprendizagem
Veículo: Folha Dirigida - Rio de Janeiro RJ
Autor: Desconhecido

A cada ano que passa aumenta o número de produtos tecnológicos presentes no cotidiano. Laptops, MP3, MP4, pendrive, telefone celular, palmtop e notebooks são aparelhos que se popularizam à medida em que o consumo desses itens ganha mais espaço. No entanto, de que forma essas novas tecnologias interferem no modo de ser e de aprender das pessoas? Qual o impacto dessa nova era, a ser consolidada pela implantação da TV Digital, nas práticas educacionais?

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Latec/UFRJ), a professora Cristina Haguenauer defende a união da Educação e da Comunicação num campo híbrido de saber: a Educomunicação. Para a pesquisadora, na era tecnológica, é preciso integrar diversas áreas de conhecimento.
"Eu venho procurando integrar os saberes da Tecnologia, da Lingüística Aplicada, da Comunicação, da Educação, em minha prática e nos projetos desenvolvidos pelo Latec/UFRJ”.
A natureza do conhecimento é transdisciplinar e a busca pelo saber que se pratica na universidade deve refletir essa característica", afirma a coordenadora do Latec, condenando as relações burocráticas que, muitas vezes, dificultam o desenvolvimento de projetos em áreas distintas do saber. Numa postura crítica, a professora da ECO/UFRJ chama atenção para a questão da inclusão digital, salientando o papel do estado como fomentador de políticas públicas e o da universidade como espaço de extensão na área digital.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO