30 outubro 2009

Ensino brasileiro chega ao outro lado do mundo

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Data: 10/2009
Título: Ensino brasileiro chega ao outro lado do mundo
Veículo: Revista Dirigida
Autor: Débora Thomé

Ministério da Educação investe na qualificação de professores que, lá no Japão, dão aulas para cerca de 50 mil crianças e jovens, filhos de pais nipo-brasileiros. Iniciativa promoverá a colaboração entre os dois países e a integração desses pequenos imigrantes. Japoneses, sim. Brasileiros, certamente. Mas, sobretudo, novos cidadãos do mundo.

Sabia que existem mais de 50 escolas brasileiras que funcionam, atualmente, em território japonês? Estima-se que aproximadamente 50 mil crianças e jovens, filhos de pais nipobrasileiros que residem no Japão, são escolarizados segundo os padrões educacionais do Brasil. Mas, conforme foi constatado pela Embaixada Brasileira em Tóquio, essas escolas ficam à margem do sistema educacional japonês.

Para sanar esse problema, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação a Distância (Seed) estão capacitando todas as pessoas no Japão que já trabalham com a educação de crianças brasileiras, independentemente de ser instituição japonesa ou brasileira, oficializada ou não.

“Nesse cenário, a educação é um instrumento central de integração desses imigrantes na sociedade local”, disse o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky. “Por isso, é importante garantir o acesso dos brasileiros ao sistema educacional japonês ou às escolas brasileiras no Japão.”

Pioneira na oferta de cursos a distância, desde 1995 a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) oferece graduação na área de Pedagogia para séries iniciais do ensino fundamental. Depois de formar cerca de 12 mil professores em todo o Brasil, a instituição terá a responsabilidade de fazer o mesmo pelos educadores em
situação irregular no Japão.

“O primeiro encontro presencial dos alunos no campus da Universidade Tokai, em Hiratsu/Kanagawa, aconteceu no dia 11 de julho. As expectativas, daqui para frente, são muito boas à medida que há enorme entusiasmo pelos alunos e professores e a parceria com a Tokai vem se consolidando com êxito”, disse Kátia Morosov Alonso, coordenadora do projeto junto à UFMT.

O curso de Pedagogia, gratuito, ofereceu 300 vagas, inicialmente. Terá duração de 3.360 horas, divididas em quatro anos, sendo que 20% da carga são presenciais, como exigem as normas do MEC. O objetivo é trabalhar a formação em nível superior dos professores que atuam em instituições educativas que atendem crianças brasileiras no Japão – uma espécie de primeiro passo rumo ao reconhecimento e integração dessas escolas aos sistemas educacionais brasileiros e japoneses.

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