Para ministro da Educação do Paraguai, laptops por aluno não resolvem aprendizagem
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Data: 30 de Abril de 2010
Título: Para ministro da Educação do Paraguai, laptops por aluno não resolvem
aprendizagem
Veículo: Agência Brasil
Autor:
Foz do Iguaçu - Assim como Uruguai, Argentina e Brasil, o Paraguai
também implementa um programa para distribuir laptops, que devem ser
utilizados em sala de aula, a alunos da rede pública. Para o ministro
da Educação paraguaio, Luis Alberto Riarte, o maior custo desse tipo
de programa não é econômico. O esforço está em garantir a estrutura
necessária para que os computadores tenham efeito no aprendizado. “O
custo real é deixar as escolas em condição para permitir a missão que
temos. O erro que só comete é colocar a solução para o ensino no
computador se não existe proposta pedagógica”, defendeu em encontro
sobre educação na América Latina. Na avaliação do ministro, é preciso
primeiro garantir a estrutura física, as ferramentas para uso em sala
de aula e principalmente a formação docente. “A situação é muito
particular no Paraguai pela precariedade da infraestrutura de algumas
escolas”, apontou.
O Paraguai irá produzir os computadores que serão utilizados pelos
estudantes. Antes é preciso organizar a demanda de produção. “São 1
milhão de alunos e mais 90 mil docentes. Temos que repor as máquinas
todo ano e seremos capazes de atender os alunos que entram anualmente
no sistema escolar, são cerca de 50 mil ao ano”, explicou. A
distribuição dos computadores começará pelos professores. Riarte
presenteou o ministro da Educação, Fernando Haddad, com um modelo do
computador que será utilizado pelos alunos paraguais. No Brasil, as
máquinas do programa Um Computador por Aluno (UCA) começaram a ser
distribuídas este ano. Serão atendidos 300 mil alunos em cerca de 85
escolas públicas. Na Argentina, o governo irá distribuir 3 milhões de
computadores para alunos do ensino médio. Já no Uruguai o governo
conseguiu universalizar a ação para todos os estudantes da rede
pública do ensino primário.








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