05 novembro 2009

EUA e Brasil precisam utilizar a tecnologia para melhorar a gestão escolar

-A | +A

Data: 05/11/2009 - Brasília DF
Título: EUA e Brasil precisam utilizar a tecnologia para melhorar a gestão escolar
Veículo: Correio Braziliense - Brasília DF
Autor:

O maior desafio nos Estados Unidos e no Brasil é aprender a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento da gestão educacional. “Nos Estados Unidos, e podemos dizer que no Brasil também, a maioria dos educadores acham importante usar a web 2.0, porém não sabem como”.

A avaliação é do professor norte-americando Keith Krueger, presidente do Consórcio da Rede de Escolas dos Estados Unidos (CoSN), que participou do primeiro dia da Conlide - Convenção de Líderes Educacionais, que acontece em Brasília. Mas as dificuldades não são encontradas apenas nos dois países, segundo Krueger. “As tecnologias da informação e comunicação ainda não mudaram profundamente a educação em muitos países por falta de conhecimento sobre como usar a tecnologia estrategicamente. E esse processo não é complicado”, garante.

Para essa experiência de gestão educacional ter alta qualidade e resultados satisfatórios, o presidente do CoSN apontou cinco importantes passos: definir a missão das escolas, traçar metas de impacto e mudança, eliminar as dificuldades de comunicação, usar estratégias transformadoras e engajar a comunidade. Keith Krueger também falou sobre liderança e estratégia em tecnologia educacional em períodos de dificuldades econômicas. Ele defendeu que investir e mudar sob uma crise mundial, apesar de difícil, deve ser encarado como um desafio. A tecnologia tem um forte papel de aliada nessa situação. “Ela pode ser uma poderosa ferramenta transformadora, para isso, liderança e visão são pontos principais. Não devemos nos abater em tempos difíceis e sim buscar novos meios ou adaptar os já existentes em benefício próprio”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO