Stavros Xanthopoylos dá palestra sobre cursos gratuitos
-A | +A
Data: não consta
Título: Stavros Xanthopoylos dá palestra sobre cursos gratuitos
Veículo: Folha dirigida
Autor: não consta
Diretor executivo da FGV Online, Stavros Xanthopoylos fez palestra na manhã de 29 de setembro, terceiro dia de atividades do Ciaed, em Fortaleza. Na ocasião, destacou o papel social desempenhado pela Fundação, com a oferta de cursos gratuitos online. “Nosso compromisso não é só com a propagação do conhecimento, mas também colaborar com o desenvolvimento do país como um todo”, disse o professor.
Uma das preocupações reveladas por Stavros é quanto ao nível da educação básica no país. “Às vezes, percebemos, na graduação ou na pós, que não recebemos uma boa matéria-prima dos segmentos educacionais anteriores, o que dificulta o trabalho com os alunos”.
Por isso mesmo, dentre os cursos oferecidos de forma gratuita pela FGV Online, destacam-se os voltados para a qualificação de professores do ensino médio, nos campos da Filosofia e da Sociologia, com carga de 30 horas de duração. “Somamos mais de um milhão de alunos em todos os cursos gratuitos, com cerca de 200 mil impressões de certificados de conclusão, o que pode ser feito de casa mesmo. Não nos prendemos na questão cartorial de emissão de certificado, mas sim na transmissão de conhecimentos”, explicou Stavros.
O perfil dos alunos desses cursos revela o quanto é importante a oferta gratuita de conhecimento, do ponto de vista de inclusão social. “Cerca de 70% dos alunos desses cursos recebem menos de dois salários mínimos. São pessoas que, portanto, jamais poderiam pagar um curso da FGV Online. Dentre eles, 41,7% são homens e 58,3%, mulheres, e 99,6% se dizem satisfeitos quando da conclusão dos mesmos”, afirmou Stavros.
O dirigente ainda destacou o aspecto empresarial da iniciativa. “Geramos mais de um milhão de visitas em nosso site, em pouco mais de um ano. E, dos 200 mil que concluíram os cursos gratuitos e imprimiram certificados, cerca 1 mil fizeram posteriormente suas inscrições em cursos pagos – o que é um ótimo número. Ou seja, além do campo social, o projeto se mostra vitorioso também no foco empresarial, por ser sustentável”, concluiu Xanthopoylos.








Postar um comentário
Publique seu comentário!