Professores usam tecnologia como ferramentas de ensino
Data: 15/04/2009
Título: Professores usam tecnologia como ferramentas de ensino
Veículo: Portal Terra Educação
Autor: Desconhecido
Sai do computador e vai estudar, menino! Essa bronca pode ficar no passado se você aproveitar a tecnologia para trocar conhecimento. Além do acesso a todo tipo de informação que circula na rede, ter computador com Internet abre para adultos e crianças a possibilidade de estimular a criatividade, aguçar a concentração e a visão crítica.
"Aprender a usar a tecnologia criativamente faz a criança expandir seu jeito de pensar e de ver o mundo", explica a analista de sistemas Leila Pais, sócia da Moleque de Ideias, empresa que oferece laboratórios para crianças experimentarem a tecnologia e atende cerca de 60 crianças de duas escolas particulares em Niterói. A empresa tem um espaço com oito computadores à disposição das crianças, que usam dezenas de programas, câmeras, scanners e canetas digitalizadoras em atividades criativas. "Qualquer criança de qualquer idade tem a ganhar com o uso da tecnologia", defende Leila Pais. Com 13 anos de experiência, a Moleque de Ideias mostra que ações simples como escanear um objeto podem estimular a percepção espacial, a capacidade de selecionar e a coordenação motora. Por outro lado, exercícios mais complexos como a produção de um vídeo de animação, envolve criatividade, trabalho em equipe, operações matemáticas, encadeamento lógico e síntese para contar histórias. Elisabetta Mazocoli e Alexia Nascimento, de 10 anos, têm sessões semanais na Moleque de Ideias. Elas fazem projetos juntas e repartem os equipamentos. "A gente aprende muita coisa em sala, mas é aqui que vemos como funciona", conta Betta. Ela e Alexia usam o microscópio para observar minhocas e flores. "É como aula de ciência. Mas a gente se diverte aprendendo mais e não esquece", compara a menina. Já Alexia festeja o tempo livre no computador.
"Eu entro nos sites, copio figuras, faço o que quero nesse tempo", diz. "As crianças planejam e se organizam para usar ferramentas", explica Nilton Lessa, sócio da empresa. "A vivência com tecnologia permite que compreendam conceitos complexos", analisa. O estímulo à criatividade das crianças acaba revelando talentos entre os pequenos. Modelagem em massinha e música são algumas aptidões descobertas e aprofundadas com recursos tecnológicos.








Postar um comentário
Publique seu comentário!