07 outubro 2009

Educação a distância

Data: 17/04/2009
Título: Educação a distância
Veículo: Hoje em Dia – Belo Horizonte MG
Autor: Aluísio Pimenta

Aluísio Pimenta
Meu primeiro contato com o Ensino A Distância (EAD) se deu na Inglaterra, mais especificamente em Londres, entre 1965 e 1967 quando eu exerci o cargo de professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Londres. Era uma ação pioneira da BBC-2 daquele país, e que utilizava como agente de transmissão dos professores para os alunos distantes as ondas da televisão.

Era um esforço importantíssimo que, a partir de Londres, atingia todo o Reino Unido, isto é, a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda do Norte, onde se estabeleceu uma estreita colaboração entre a BBC-2 e as regiões onde chegavam as ações do Ensino a Distância. Desta importante ação desenvolvida na Inglaterra, os esforços e a criatividade do setor se espalharam por todo o mundo utilizando, no momento, os modernos meios de comunicação: o rádio, a Internet, sem deixar de lado, inclusive, a correspondência escrita. Houve um grande progresso no Ensino A Distância em todo o mundo e sua ampliação a todos os setores do aprendizado: o ensino primário e secundário, com amplo emprego na escolarização dos adultos, o ensino técnico, tecnológico e superior. O Ensino A Distância, como o presencial, pode ser público ou privado. Entre as vantagens do EAD privado está seu baixo custo em relação ao ensino presencial. Claro que o Ensino A Distância exige grande dedicação dos estudantes, especialmente no dialogo destes estudantes com os professores, utilizando meios de comunicação, especialmente a Internet. No Brasil o Ensino A Distância, tanto no setor público como no setor privado, vem se desenvolvendo em grande velocidade. Os processos de avaliação mantidos pelos órgãos do Ministério de Educação têm comparado o desenvolvimento do Ensino Presencial e do Ensino A Distancia, sem encontrar nenhuma defasagem entre os dois métodos. Claro que se tem que ter grande cuidado para que os comerciantes do ensino não façam do EAD um instrumento de ganhar dinheiro, como existe no próprio Ensino Presencial, com a venda de diplomas. Notícias nos meios de comunicação têm já chamado a atenção para este fato de venda de certificados e diplomas pelos donos de Ensino A Distância particulares. Ponto importante do Ensino A Distancia é a formação de professores especializados no setor. Estes professores do EAD têm que ser mais criativos e dedicados para entusiasmar os alunos, especialmente os adultos nos processos de alfabetização e nos demais setores dos referidos cursos.
Felizmente o setor público no Brasil e, especialmente, as universidades públicas vêm se dedicando com entusiasmo aos processos da EAD. Creio que este entusiasmo do setor público irá trazer grande benefício a este importante setor. É muito importante que as avaliações deste processo tão criativo e abrangente mereçam cuidados especiais no processo de avaliação do MEC e das Secretarias de Educação dos estados e municípios para que o setor mantenha a qualidade, o que é fundamental para o progresso e manutenção do setor com a qualidade devida
A EAD corresponde a um recurso pedagógico importantíssimo para a democratização do processo educativo. Daí ser importante o maior rigor para que a comercialização do sistema não seja tolerada. Ao contrário, esta comercialização tem que ser combatida a todo o momento, considerando-a ainda mais grave que a comercialização do Ensino Presencial.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO