Mobile Learning: Um Novo Conceito de Aprendizagem
-A | +A
Data: 14/10/2009
Título: Mobile Learning: Um Novo Conceito de Aprendizagem
Veículo: IMPES
Autor: não consta
Sabemos que hoje o celular serve muito mais do que apenas fazer uma ligação, serve para acessar a internet, para pagar as contas, enviar e ler e-mails, enfim, inúmeros são seus benefícios de utilização. Agora, ele serve até para aprender! Isso mesmo, os celulares agora se transformaram em um instrumento de ensino a distância.
Você, já fez algum treinamento ou curso pela internet?
No Brasil cerca de 2,5 milhões de pessoas já experimentaram o ensino a distância. Mas esse número é muito inferior se comparado a países como do Canadá, que 70% dos canadenses já tiveram algum contato com o ensino a distância.
Mas no Brasil esse número tem crescido ao longo dos anos, tornando-se um mercado crescente nessa área. Em decorrência disso, cada vez mais empresas se especializam em oferecer o chamado E-Learning, ou mais recente com a popularização dos Smartphones, o Mobile Learning. O conceito de Mobile Learning (m-Learning) é simples! Refere-se ao uso de dispositivos móveis no processo de ensino e na aprendizagem.
Mas como prender a atenção do usuário em uma telinha de 3 polegadas? E fazer que o usuário não desista? Bem, esse desafio exige horas e horas de trabalho duro da turma das empresas especializadas que oferecem os serviços. Criando roteiros, personagens, ambientes, conteúdos lúdicos, com humor, que fazem com que a informação chegue ao usuário da maneira mais leve possível. Conseguindo assim criar um vínculo de comunicação para que o usuário sinta prazer em navegar pelo determinado treinamento, afirma o presidente da Ciatech.
Hoje se estima que 600 empresas brasileiras já tenham utilizado o Learning de alguma forma. As telefônicas são as que mais vêem vantagens nesse modo de ensinar, por meio dos Palmtops e Smartphones. Pois as empresas conseguem informar toda a equipe de rua sobre novos planos, novos aparelhos, novas tarifas, tudo de uma forma interativa e bem simples.
Diante disso, a Vivo lançou o Katoo English. Que é um aplicativo especialmente criado para ensinar inglês. A operadora de celular acredita que como o Brasil irá receber inúmeras pessoas estrangeiras devido a Copa do Mundo e das Olimpíadas, o idioma é primordial. Segundo a Vivo, o serviço tem uma tarifa de R$3,99 (assinatura semanal).
Dessa forma, transmitir conhecimento pelo celular é mais uma maneira de distribuir informação que está se aflorando com a era digital. Com certeza os celulares terão um papel ainda mais relevante na formação de profissionais e até mesmo na educação de modo geral.








Postar um comentário
Publique seu comentário!