13 outubro 2009

Educação a um clique

-A | +A

Data: 13/10/2009
Título: Educação a um clique
Veículo: IMPES
Autor: Lalai

Nem sempre é possível estudar nos lugares que sonhamos. Eu cresci querendo fazer Jornalismo na USP, mas me faltou boa vontade e acesso à uma boa educação para chegar lá. Há um bom tempo que acompanho universidades que se apoderam da Internet e dá a qualquer um acesso a um material valiosíssimo. Afinal em era da colaboração quem quer deter o conhecimento tem os seus dias contados.

Hoje eu me surpreendi com tal revelação que uma amiga fez em pleno ano 2009. Ela está fazendo um curso bacana numa escola descolada (e cara). O curso é ótimo, a professora é ótima, mas nega a todo custo compartilhar o material que está utilizando nas aulas. Ao ser questionada o porquê não repassar tal material, a resposta foi: não posso revelar minhas fontes. Ok, talvez as fontes que ela tenha sejam o grande diferencial no dia-a-dia dela, mas para mim quem tem medo de compartilhar o conhecimento de forma ampla é porque se sente ameaçado. Até entendo jornalistas esconderem as suas fontes, mas é neles no máximo que minha compreensão chega (e olha lá). Eu já tive “nãos” bem grandes ao perguntar se fulano de tal poderia me dar acesso aos seus feeds.”Está louca que vou revelar minhas fontes?”.
Eu compartilho tudo. O conhecimento está aí e inteligente é quem sabe aplicá-lo. Tiro o chapéu e aplaudo quem passa para frente o que sabe.
Aproveitei que hoje o tema Educação para fazer a lista de algumas das muitas universidades que aos poucos vão compartilhando o conhecimento abertamente para quem quiser ter acesso. Infelizmente no Brasil ainda há poucas iniciativas do gênero. Geralmente o que se encontra nos sites das principais universidade é uma área de notícias e quando muito, vídeos de palestras, mas o acesso é tão complicado, que acabamos desistindo.
O Youtube tem o EDU, que reúne todos os canais de educação e a lista é imensa. Muitas universidades listadas ainda não tem material educativo, apenas institucional, mas algumas capricham no conteúdo e dá para perder horas e horas assistindo aulas e palestras. Vamos a uma lista das que eu achei mais bacanas e que vale acessar regularmente:
- Stanford University: a universidade possui cursos de Negócios/Administração, Earth Sciences (Geologia & Meio Ambiente), Educação, Engenharia, Ciências Humanas, Direito e Medicina. Além do canal no Youtube, que tem diversas aulas e palestras, tem também um canal no iTunes para poder baixar cursos, leituras, entrevistas, etc. A Stanford também marca presença no Twitter e Facebook de forma bem ativa. Para quem curte ensino à distância e se interessa por uma das áreas da universidade, a parada é obrigatória. Tem muito material relacionado a Futuro, Internet, Game, Social Immersive Media, Programação, Economia, Geologia, além de ter o curso de Introdução a Engenharia da Computação com 28 aulas completas. Outra área interessante é o “Futuro da Saúde Humana”, que tem as apresentações inspiradas no formato das conferências do TED, em que cada palestrante tem entre 10 e 20 minutos para falar sobre suas pesquisas, que incluem descobertas em neurociências, bioengenharia, psicologia, etc.
- Yale University: tem dois canais bem amplos de cursos gratuitos online, um no Youtube e o Open Yale Courses, que tem cursos completos englobando várias disciplinas e mídias (disponibilizado textos, mp3, vídeos e fotos). O canal de cursos no Youtube tem atualmente 318 vídeos disponíveis com aulas completas de Introdução à Psicologia, Literatura americana a partir de 1945, Marketing Financeiro, etc, além de várias palestras.
- University of Cambridge: o canal no Youtube tem várias palestras. O que eu achei ruim é que muitas das aulas/palestras estão em partes pequenas de menos de 10 minutos cada. A universidade que completou 800 anos (pasmem!) fez um site especial para celebrar a data e tem também bastante coisa a respeito da universidade e sua história (só ela já vale um curso). Tem também twitter e facebook, que dá para acompanhar a disponibilização de material online.
- Harvard University: não tem um material bem amplo no Youtube, acaba funcionando mais como institucional mostrando um pouco do que rola na universidade. Possui também o canal Harvard Business, que também não tem muita coisa, mas tem umas palestras e entrevistas curtinhas interessantes. Perde feio para todas as anteriores.
- Carnegie Mello University: tem um canal no Youtube e o mais bacana são as palestras, que inclui Bill Gates e Al Gore.
- MIT OpenCourseWare: é um dos mais fantásticos e focado totalmente em cursos à distância (e tudo gratuito) abrangendo 35 departamentos educacionais diferentes. Nem tudo tem em vídeo e há muito material disponível em pdf. O site deixa claro que os cursos não são “MIT Education” e não emitem certificados. Eles explicam que para compilar cada curso, o custo médio é entre US$ 10 e 15,000, e esse valor costuma dobrar quando envolve vídeo. A parte boa é que há vários cursos traduzidos para o português. Tem também o canal no Youtube com aulas que não acabam mais.
- USP: tem um banco de dados de dissertações de mestrado, tese doutorado e de livre docência. Para quem está fazendo pesquisas, o acervo é bom.
Além das universidades há outras opções para cursos gratuitos:
- Forum Network: são várias palestras, vídeos e aulas de áreas diversas. O acervo é bem amplo, com vídeos, fotos e textos estruturados por áreas, regiões e épocas.
- Scitable, learn Science at Nature: é uma comunidade e disponibiliza vários artigos focados em ciências. Além das leituras, é possível se conectar com as pessoas, participar de grupos de discussões e publicar artigos. Achei vários brasileiros por lá.
- TED: é meu favorito. O site abrange também diversas áreas e disponibiliza todas as palestras online, o melhor é que dá para baixar tudo no iTunes e assistir sem pressa, especialmente em viagens longuíssimas, afinal o que não faltam por lá são palestras interessantíssimas.
Esse é grupo bem pequeno de vários sites e comunidades focados em educação, que disponibilizam um rico material gratuitamente. Temos também revistas, jornais, artigos espalhados por vários cantos, além dos blogs e vídeos espalhados pelo youtube e outras plataformas. Aproveite o post e colabore indicando sites, universidades, etc para a gente criar uma lista bacana por por aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO