Hospital da UFJF implanta programa para oferecer consultas a distância
-A | +A
Data: 20/07/2009
Título: Hospital da UFJF implanta programa para oferecer consultas a distância
Veículo: UFJF
Autor: não consta
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) implantará o programa do Governo Estadual- TeleMinas Saúde -, que irá oferecer consultas a distância, trocar informações com outros profissionais, analisar laudos e exames, por meio de tecnologias da internet, como vídeo e chat. Estão previstas cerca de 25 especialidades médicas, além de nutrição e enfermagem. O HU dará assistência a hospitais e Unidades Básicas de Saúde de 51 municípios da Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte e Sul-Sudoeste de Minas. A inauguração dos serviços ocorre até janeiro de 2010.
Segundo o coordenador do programa no HU, professor e cardiologista Adelson Geraldo de Almeida Resende, a novidade possibilitará benefícios ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), “à medida que ele não precisará se deslocar de sua cidade para fazer uma consulta ou buscar o resultado de um exame; reduzirá custos para o sistema público, como em transporte de pacientes, e diminuirá o número de encaminhamentos de usuários de uma cidade para outra.” Além disso, acrescenta, irá “aprimorar o conhecimento e atualização do médico do interior”.
O serviço funcionará da seguinte forma: o médico, situado no município remoto, agenda uma teleconsulta, que será por vídeo, voz ou chat, acompanhado ou não do paciente. Através dessas tecnologias, o profissional conversa em tempo real com um especialista do HU, pode solicitar uma segunda opinião sobre um caso, apresenta laudos, exames e fotos para análise. “O médico poderá fotografar uma lesão dermatológica e enviar para análise do teleconsultor”, exemplifica Adelson Resende. Ainda há a assistência off line, em que o profissional envia perguntas por e-mail a um médico orientador enquanto ele está desconectado.
O TeleMinas ainda inclui teleconferência, constituída de palestras com interação on line dos participantes. Os temas são definidos junto com os profissionais dos municípios e é realizada em uma data definida. O programa prevê ainda videoconferências, também para atividades científicas e com a possibilidade de exibir procedimentos médicos, como cirurgia, ao vivo.
Uma sala de 21,54 m², no segundo piso do bloco A da unidade Santa Catarina, está sendo reformada para abrigar o TeleMinas. A adequação do espaço, que terá comunicação em rede com o auditório Gilson Salomão, integra a obra de reestruturação da unidade. O ambiente receberá novos computadores que estabelecerão conexão com os órgãos de saúde. Todas as cidades participantes do programa recebem um computador, uma webcam, um kit multimídia, um aparelho de eletrocardiograma digital, uma câmera digital e uma impressora, custeados pelo Governo estadual.
A iniciativa é uma expansão do projeto estadual Minas Telecárdio, voltado à assistência em cardiologia, que, até o final de junho, já analisou mais de 210 mil eletrocardiogramas e 2.431 teleconsultorias para municípios remotos. O programa já funcionava no HU, desde 2006, com atividades de suporte técnico a 15 cidades.
O Governo estadual decidiu ampliar o programa para mais especialidades e criou o TeleMinas Saúde, com a assinatura de termo de adesão de mais 328 municípios que, somados aos 179 já participantes do Telecárdio, totalizam agora 507 atendidos. O documento foi assinado, na última quarta-feira, dia 8, em Belo Horizonte. “Nós estamos colocando a tecnologia a serviço de saúde, do bem estar e da qualidade de vida”, afirmou o vice-governador Antonio Augusto Anastasia durante a solenidade.
Para sediar os pontos de referência no Estado, outros hospitais universitários de universidades públicas foram escolhidos: da federal de Minas Gerais (UFMG), Uberlândia (UFU), do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade Estadual de Montes Claros (UniMontes). Neste ano, estão previstos R$6,8 milhões para implantação do TeleMinas em todo o Estado.
Especialidades previstas:
Adultos:
Angiologia
Cardiologia
Cirurgia de cabeça e pescoço
Cirurgia
Clínica Médica
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Ginecologia/Obstetrícia
Hematologia
Infectologia
Mastologia
Medicina do Trabalho
Medicina Ocupacional/Biossegurança
Nefrologia
Neurologia
Oftalmologia
Oncologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pneumologia
Reumatologia
Ultrassonografia
Urologia
Pediatria:
Pediatria Clínica;
Cardiologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Hematologia
Infectologia
Nefrologia
Neurologia
Pneumologia
Outras áreas:
Enfermagem
Nutrição
Odontologia
Municípios atendidos:
Além Paraíba
Alto Rio Doce
Antônio Carlos
Aracitaba
Arantina
Argirita
Astolfo Dutra
Bom Jardim de Minas
Capela Nova
Caranaíba
Casa Grande
Chácara
Chiador
Cipotânea
Coronel Pacheco
Cristiano Otoni
Descoberto
Desterro do Melo
Estrela Dalva
Ewbank da Câmara
Goianá
Guarará
Itaverava
Lamim
Laranjal
Liberdade
Mar de Espanha
Maripá de Minas
Matias Barbosa
Oliveira Fortes
Paiva
Palma
Pequeri
Piau
Pirapetinga
Queluzito
Recreio
Ressaquinha
Rio Novo
Ritápolis
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Bárbara do Tugúrio
Santa Rita de Ibitipoca
Santana de Cataguases
Santana dos Montes
São Brás do Suaçuí
Senador Cortes
Senhora dos Remédios
Simão Pereira








Postar um comentário
Publique seu comentário!