Avanços tecnológicos
Data: 07/11/2006
Título: Avanços tecnológicos
Veículo: Folha Dirigida - Rio de Janeiro RJ
Autor: Desconhecido
Cada vez mais a tecnologia está presente no cotidiano das instituições educacionais. No entanto, segundo a responsável pelo departamento de Educação a Distância da Universidade do Vale do Itajaí, Margarete Kleis, "não adianta o professor e a instituição terem acesso e o aluno, não".
Na sua opinião, os docentes estão preparados para lidar com as novas tecnologias e elas têm sido repassadas para os alunos? "Na Rural há institutos que possuem essas tecnologias e há unidades que não. Creio que, em geral, os professores não estão ainda preparados para lidar com essas novas tecnologias. Muitos não sabem nem usar computador, data-show e, às vezes, um funcionário da faculdade ou até o próprio aluno tem que mexer, para ajudar. E também não há a menor preocupação em passar esse novo conhecimento aos alunos, existe uma defasagem grande neste aspecto".Rodrigo Ferrerez, Coordenador do DCE da Rural "Em geral, a maioria dos professores está preparada para lidar com essas novas tecnologias, eles estão antenados com as novas possibilidades tecnológicas para o mercado e a pesquisa. O problema, nas instituições públicas, é que na graduação não há recursos para instalar laboratórios e equipamentos com tecnologia de ponta. Já na pós-graduação, este problema praticamente não existe, pois há uma maior organização e eles recebem recursos privados".Miguel Fernandez y Fernandez, Coordenador do DCE da UFRJ. "Os professores não estão prontos para lidar com as novas tecnologias pelo fato de ser algo muito novo e pela falta de atualização deles. É muito importante que a tecnologia esteja aliada à educação.
Apesar disso, não concordo com a proposta de Reforma Universitária do governo federal, que propõe a utilização das novas tecnologias para expandir o ensino através da educação a distância. O ensino presencial não pode ser substituído de forma alguma". Bruno Moreira, Coordenador do DCE da UFF "O ensino hoje ainda segue os moldes tradicionais de aulas expositivas, com a utilização do giz e quadro negro, da mesma forma que acontecia há cerca de 40 anos atrás. Com isso, faltam muitos conteúdos que muitas vezes não estão disponíveis, e livros ou jornais, mas em sua maior parte na internet. E os professores não estão preparados para lidar com isso. Além disso, nas instituições públicas, não há sequer condições materiais para que o aluno tenha acesso a estes bens". Thiago Barreto, Coordenador do DCE da Uerj.








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