18 junho 2010

A busca por uma escola humanística

-A | +A

Data: 18 de Junho de 2010
Título: A busca por uma escola humanística
Veículo: Gazeta de Cuiabá
Autor: Elias Januário

Diante do avanço da tecnologia e do crescimento demasiado das metrópoles e, junto com elas, problemas como a violência, o individualismo, a segregação, a competição, entre outras mazelas advindas com a modernidade, a escola passa a ser um espaço importante de discussão, reflexão e possibilidade de contribuir para mudanças significativas. Para tanto, a escola deve ter um caráter mais humanístico, onde se priorize no processo de ensino e aprendizagem valores como ética, respeito, solidariedade, cidadania, responsabilidade, entre outros. Isso só vai acontecer se a escola passar por uma mudança de métodos, de conteúdos e de filosofia. A escola deve repensar o seu papel na sociedade na qual encontra inserida.

Um dos aspectos que a escola, segundo o escritor Frei Betto, deve buscar inserir em seus currículos são os trabalhos manuais. Segundo esse filósofo e teólogo, os conhecimentos manuais - como cozinhar, costurar, entender de mecânica, reparos elétricos e hidráulicos, fazer horta, entre outros - são tão importantes quantos os conteúdos didáticos, haja vista que eles são fundamentais para sobreviver em sociedade. Dessa forma, uma escola humanística é aquela que prepara o estudante para a vida, fazendo isso por meio de uma inteiração com a sociedade, onde o ponto de partida deve ser a integração aluno, professor e família.

Também é preciso que a escola incorpore em seus projetos políticos pedagógicos as disciplinas de formação humanísticas como a sociologia e a antropologia, bases para a construção do pensamento voltado para os valores socioculturais. Os conteúdos de caráter subjetivos foram ao
longo dos anos sendo retirados dos currículos, que passaram a ter uma perspectiva de formação técnica e científica, que tem apenas a preocupação na formação intelectual e muito pouco na formação emocional dos estudantes. Com isso a escola passa a formar mão-de-obra para o mercado de trabalho, ao invés de formar pessoas responsáveis, capazes e felizes. A escola de caráter humanística tem que ser interativa e com uma formação holística, indo além da interdisciplinariedade, buscando uma interação com o contexto social e cultural em que vivemos.

Nos dias atuais, a grande maioria dos currículos engessa o aluno dentro de um calendário que necessariamente tem que coincidir com o ano civil, não levando em consideração o tempo de aprendizagem de cada estudante. Uma escola humanística tem que ter um currículo flexível, específico e que respeite o tempo de cada educando, levando em consideração as individualidades de cada pessoa, a sua trajetória de vida. Esta escola também deve estimular a autocrítica, promover debates, reuniões com professores, pais de alunos e funcionários, na perspectiva de problematizar temas recorrentes do cotidiano escolar e juntos encontrar as respostas e os encaminhamentos necessários. Esse seria os procedimentos de uma escola com caráter humanístico.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO