02 dezembro 2009

Rede Universitária de Telemedicina incorpora a 34ª instituição

-A | +A

Data: 02/12/2009
Título: Rede Universitária de Telemedicina incorpora a 34ª instituição
Veículo: Jornal da Ciência
Autor:

Nesta quarta-feira, dia 2, Dia Pan-Americano da Saúde, o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute)
A UFG é a 34ª instituição a ter um núcleo da Rute, projeto que tem como um de seus principais objetivos promover a integração das atividades de telessaúde existentes no País.

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira.

A Rute é formada hoje por 132 instituições distribuídas em todos os estados, que não só interagem entre si, mas também com outras instituições no Brasil e no exterior.

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HC/UFG integra o hospital a outras unidades de saúde por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que serão utilizadas para a avaliação remota de casos clínicos, o pré-diagnóstico a distância, a pesquisa e a educação continuada em saúde.

Outra vantagem da implantação do núcleo da Rute no HC/UFG é a possibilidade de levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários a pessoas em áreas remotas ou cidades distantes, proporcionando treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

A área de Coloproctologia será uma das primeiras beneficiadas pelas atividades do núcleo Rute do HC/UFG, que já tem previstas parcerias com a Santa Casa da cidade de Catalão, no interior do estado, e com o núcleo Rute da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A cerimônia de inauguração, que será transmitida por videoconferência para outras instituições integrantes da Rute, tem a presença do coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Sobre a Rute

O objetivo da Rute é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área. A rede é uma iniciativa do MCT, usa recursos da Finep, é coordenada pela RNP e apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).
(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO