Preparo para a vida
-A | +A
Data: 19/11/2009
Título: Preparo para a vida
Veículo: Diário Catarinense
Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra
No século 21, vivemos o terrível impacto da deseducação. Nos países desenvolvidos, a educação se tornou puramente voltada para o materialismo, para a obtenção de ganhos, na expectativa de que, para dominar o mundo, o importante é dominar a tecnologia.
Nos países atrasados, a população vai se tornando inculta e incapaz de entender o que lê. As pessoas estão agindo com base em seu raciocínio e se afastam, cada vez mais, da intuição. Com isso, lhes falta o amor verdadeiro e prevalecem sentimentos menos nobres, como o egoísmo e a cobiça, que, invariavelmente, conduzem a humanidade à destruição. Com o crescimento do conceito de que a morte é o fim de tudo, a humanidade se tornou egoísta e imediatista, reduzindo-se à condição de máquina sem conteúdo.
No Brasil, a educação fundamental não está cumprindo a sua tarefa há muito tempo. Com a escola fragilizada, aumenta a influência dos filmes e das novelas na formação das novas gerações. Atormentadas, as mentes não se aquietam, o que dificulta ainda mais lidar com os problemas que se avolumam. Por seu turno, muitos filmes e novelas, longe de trazerem mensagens de paz e alegria, provocam o aumento do medo e da ansiedade. Decaem todos os valores. As instituições se mostram precárias e incapazes. Reduzem-se as esperanças. Cresce o desinteresse pela vida e pelo trabalho. Surge o desânimo e a falta de motivação. Não há estímulos para os pensamentos positivos que fortaleçam e ajudem a construir. Mais do que nunca é preciso repensar atitudes e direcionar a atenção para o verdadeiro saber que clareia a vida. Só assim será possível eliminar esse clima de ansiedade e inquietação, alcançando a paz e o progresso.








Postar um comentário
Publique seu comentário!