27 novembro 2009

Dia Nacional do Ensino a Distância

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Data: 27/11/2009
Título: Dia Nacional do Ensino a Distância
Veículo: Observatório da EAD
Autor:

Hoje, dia 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Ensino a Distância.

Há 14 anos a modalidade de EAD é aplicada no ensino superior brasileiro. E, embora seja uma modalidade adolescente no Brasil, ela ainda é uma criança em Rondônia. O principal que temos a comemorar hoje em Rondônia é que com as possibilidades tecnológicas e o acesso à informação disponível atualmente, o preconceito e a falta de conhecimento para atuação na modalidade são problemas que podem ser facilmente superados.

Neste ano, ultrapasso 10 anos de atuação na área e deixo minha expectativa de que o crescimento que vimos nestes últimos anos, não alcançou um quarto do que podemos esperar dos próximos. O Brasil, especialmente Rondônia, vão se desenvolver por meio da democratização da educação via educação a distância.

Em todo o Estado, somente uma IES é autorizada experimentalmente para atuar na EAD. Embora esteja fazendo isso com muita mestria, é muito pouco para um Estado que precisa se desenvolver num momento em que a educação é reconhecida internacionalmente como um dos principais catalisadores do desenvolvimento econômico-social e da mobilidade social do indivíduo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, em 2008, o ensino a distância propiciou que mais de 2,6 milhões de brasileiros tivessem acesso a cursos de todos os níveis. Só na graduação, passamos de 5 mil alunos em 2002 para 760 mil em 2008.

Como é notório e sabido, a Faculdade São Lucas, com seu pioneirismo no ensino crítico, reflexivo e de qualidade, está implantando algumas disciplinas dos cursos presenciais na modalidade semipresencial, de acordo com a Portaria 4059 de 10 dezembro de 2004. E a Faculdade São Mateus está se preparando para oferecer cursos superiores a distância. Isso sinaliza a visão responsável e coerente da direção institucional com o atual momento histórico.

A flexibilidade e autonomia de decisão não são os únicos pontos fortes da educação a distância para a formação dos alunos. O desenvolvimento da capacidade de autonomia cognitiva, autoaprendizagem, habilidade de leitura, interpretação e escrita, domínio de informática e disciplina também são pontos que sustentam os melhores profissionais, empreendedores ou colaboradores, atuantes no mercado de trabalho.

Uma formação desenhada sobre uma plataforma tecnológica, irá proporcionar egressos críticos e atuantes nas profissões, com habilidades e competências de linguagem, sistema e operação tecnológica.

Como o antigo ditado já pontuava: “Os conteúdos informam e a forma de ensinar é o que forma os alunos”.

Hoje é possível utilizar os correios, o material impresso e digital, o rádio, a televisão, o telefone, o fax, o computador com o DVD, a internet e a realidade virtual e o satélite para estreitar as distâncias e valorizar o processo de aprendizagem, superando as pedagogias limitadoras que centram o foco somente no aluno ou somente no professor. Através de novas tecnologias, a interação e a comunicação estão garantidas igualmente ao presencial, que da mesma forma, deixa a cargo dos professores e coordenações escolher, estimular e praticar a educação mediada por interações para construir conhecimentos.

Destaco que, segundo o MEC, hoje o Brasil conta com 111 IES (52 particulares, 11 religiosas e 48 públicas) que oferecem 5.619 polos de EAD credenciados. Só em Porto Velho são 21 polos de instituições de todo o Brasil. Recebemos cursos de todo o país e não enviamos nenhum.

Acho que chegou o momento de deixarmos de ser recebedores...

O “trem está pronto e sobre os trilhos”: a equipe capacitada, a metodologia definida, a tecnologia instalada, alguns materiais didáticos sendo finalizados e a experiência que nos diz que estamos no caminho certo, do contrário, é falta de experiência e preconceito de desavisados.

E assim, parabenizo todos os que conhecem e reconhecem a EAD como uma das soluções para problemas graves do Brasil, e agradeço à Faculdade São Lucas pela oportunidade de colaborar neste movimento de inovação tecnológica na educação, que valoriza o professor e sua atuação, proporciona formação ainda melhor para os alunos e, por essas razões, ratificar a competitividade de nossa instituição na preferência dos alunos no ensino presencial e a distância.

Carta da Equipe do Laboratório de Educação a Distância

Coordenação: Prof. José Lucas Pedreira Bueno, Dr.

Agradecemos aos alunos que cursaram as disciplinas Informática Básica para Trabalhos Acadêmicos e Sociologia neste semestre de implantação do semipresencial, e que se manifestaram com os seguintes comentários:

Ian Marcel curso de ADM: “Só escrevo para lhe dizer que seu curso foi muito satisfatório. Os recados, os lembretes e principalmente o feed back das atividades, que eu considero muito importante, colaboraram para a satisfação no curso. Bem, é isso”.

Léia Nascimento: “Gostei muito de fazer o ensino a distância e ter estudado com a senhora. O ensino à distância ajuda muita gente, principalmente as pessoas que não têm a oportunidade de estudar, por causa do trabalho, ou moram em uma cidade que não tem o ensino superior. Para mim é uma boa oportunidade para conhecer o mundo da tecnologia, para desenvolver melhor o meu conhecimento. Obrigada”.

Luciana Pires: “Para mim, é tudo novo e interessante na educação semipresencial, pois além do aprendizado teórico tenho a oportunidade de agregar ao meu currículo, conhecimentos na área de informática, tão vigente em todas as áreas profissionais”.

Joelcima Ferreira: “Não gostei muito no começo, pois tinha dificuldades, agora estou gostando cada dia mais, pois não preciso nem sair de casa para obter um pouco mais de conhecimento, faço meus trabalhos nos horários disponíveis, sem precisar mudar meus horários rotineiros”.

Alisson da Silva: “Uma novidade excelente é que os conteúdos e as atividades podem ser estudados e elaborados a qualquer momento, hora ou lugar, não exige que você frequente um determinado espaço físico”.

Arlan Santos: “Com certeza, saber que tenho que me organizar nos meus horários onde tenho que tá concentrado e ainda sabendo que ctrl c e ctrl v não vai me ajudar em nada na disciplina de ead não é como um trabalho presencial como muita das vezes o professor passa e todos vêm da internet copiado e colada então ead faz com que eu vá atrás do meu estudo”.

Fábio Texeira: “Os obstáculos existem para serem transpostos e vencidos. Por se tratar de uma ferramenta de ensino nova para mim, no inicio, isso causou um pouco de dúvidas sobre o uso de algumas ferramentas, mas, temos que sempre buscar vencer esses desafios, tendo em vista o mercado competitivo e globalizado como o nosso. Devemos também sempre buscar o conhecimento para cada vez mais sermos pessoas dinâmicas, responsáveis e disciplinadas”.

Ian Macel: “A liberdade de buscar o aprendizado de forma mais autodidata do que na sala de aula, onde eu o busco e tento absorver o conhecimento. Em minha opinião o aluno que faz o seu conhecimento, independente de instituição, docente ou qualquer outro fator, que não deixa de dá sua contribuição, que é de muita importância”.

Raimunda Moreira: “O AVA desperta no aluno o senso de responsabilidade, interação e perseverança, focalizando o objetivo dos estudos feitos por esta nova pratica educativa”.

Simone Wendt: “O AVA dá ao aluno a oportunidade de interagir com os colegas, trocar conhecimentos e aprimorar seu próprio conhecimento, porque o aluno deixa de lado o comodismo e se “obriga” a buscar as fontes, amplia sua capacidade de reflexão, análise e crítica, porque no momento que ele próprio busca o conhecimento, ele começa a perceber mais coisas do que se estivesse passivo à situação.

O aluno interage e se sente parte do projeto, quando acontecem os fóruns ele analisa as respostas de colegas e constrói um leque de outras possibilidades que talvez ele não tenha percebido enquanto fazia sua busca no ambiente virtual. É certo que a iniciativa torna o aluno mais responsável e isso pode trazer importantes benefícios para sua vida profissional, porque o mercado hoje exige pessoas altamente independentes e autônomas em relação às atividades realizadas. Quem não estiver de acordo com esse novo sistema de trabalho, não terá chances de alcançar lugares de posição melhores nas empresas.

O ensino à distancia veio para acrescentar um novo modelo de se fazer educação e moldar o aluno para o novo mercado de trabalho que está se abrindo”.

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