Resultado, só em fevereiro
-A | +A
Data: 09/10/2009
Título: Resultado, só em fevereiro
Veículo: Estado de Minas
Autor:
MEC anuncia a data limite para divulgação das notas. Em Minas, a UFTM e o Cefet-MG desistem de usar o exame em seus concursos, enquanto a Uemg decide antecipar as provas
Álvaro Fraga
O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem que o resultado da prova do Enem deverá ser divulgado até 5 de fevereiro de 2010. Antes de a prova ser adiada, devido à denúncia de vazamento de seu conteúdo, o MEC avaliava que o resultado fosse divulgado em 8 de janeiro. O ministério informou ainda que a data é limite para a entrega das notas e pode ser antecipada. Entretanto, não soube adiantar se as universidades que vão usar o Enem em seus vestibulares terão de adiar o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2010. Com o adiamento dos testes para 5 e 6 de dezembro – eles ocorreriam em 3 e 4 de outubro –, duas instituições federais de ensino superior em Minas descartaram o uso do exame nos seus processos seletivos. O edital da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que usaria a nota do exame nacional para compor 50% do seu vestibular, previa que o resultado seria liberado até 11 de dezembro. As duas etapas do vestibular estão marcadas para 13 de dezembro e 17 de janeiro, respectivamente. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) também desistiu do Enem. Pelo edital do vestibular, as notas deveriam ser publicadas até 8 de dezembro.
A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) do Cefet deve definir ainda hoje se as provas do processo seletivo serão aplicadas no câmpus Pampulha da UFMG e a data dos testes. A expectativa é de que sejam antecipados para 21 e 22 de novembro. "O que ocorreu com o Enem é gravíssimo e prejudica muitas universidades. A nossa sorte é que a possibilidade de mudança estava prevista em edital. Agora, dependemos de uma definição de espaço", informou a coordenadora da Divisão Acadêmica da Copeve, Janice Cardoso. A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) anunciou ter antecipado a data do vestibular para 28 de novembro. Segundo a nota divulgada pela instituição, a decisão atende pedido do MEC e não altera os termos do atual edital. PUC MINAS A direção da PUC Minas não vai alterar seu calendário por causa da mudança de data de provas do Enem e o concurso para preenchimento de vagas nos cursos de graduação a distância, além das provas para a graduação tradicional para os câmpus de Arcos, Poços de Caldas, Serro e Guanhães, serão em 7 de novembro. As provas do vestibular PUC Minas para a graduação presencial nas unidades de Belo Horizonte e região metropolitana da PUC Minas serão em 15 de novembro. O vazamento do conteúdo das provas do Enem foi descoberto dois dias antes da aplicação dos exames, programada para o último fim de semana. Por causa da fraude, o MEC rompeu o contrato feito por licitação com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do Enem. Agora, negocia com o Cespe e o Cesgranrio para a realização da prova em todo o país. Os Correios, a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal vão apoiar o MEC na distribuição do exame e das apostilas para cerca de 4 milhões de inscritos.








Postar um comentário
Publique seu comentário!