12 outubro 2009

“ProfJornal” de Educação

-A | +A

Data: 12/10/2009
Título: “ProfJornal” de Educação
Veículo: Prof. Blog
Autor: não consta

Se você quiser civilizar um homem, comece pela avó dele. Victor Hugo

Os Estados Unidos sem educação
O crescimento da educação americana foi, predominantemente, o crescimento do ensino público – e pelos últimos 30 anos a cena política americana tem sido dominada pela visão de que todo e qualquer gasto do governo se trata de desperdício dos dólares do contribuinte. E a educação, como um dos maiores componentes do gasto público, inevitavelmente tem sofrido.

Até agora, os resultados dessa negligência têm sido graduais, como a erosão em câmara lenta da posição relativa dos Estados Unidos. Mas as coisas estão prestes a piorarem ainda mais, quando a crise económica – seu efeito exacerbado por comportamentos que passam por “responsabilidade fiscal” em Washington – deu um severo golpe no quadro da educação.

Confederações de pais em guerra
Encarregados de educação têm papel reforçado nos órgãos das escolas, mas Confap e CNIPE trocam acusações.
As duas confederações nacionais de associações de pais estão em pé de guerra: a Confap duvida da legalidade da CNIPE e escreveu ao procurador-geral da República; a CNIPE acusa a Confap de não cumprir acordo com o Ministério.
Pais conseguiram contratação de auxiliar
Representantes de duas escolas de 1.º Ciclo, no concelho de Alcobaça, elaboraram projecto para freguesia pedir funcionária ao centro de emprego.
Educadores cristãos remam contra o desânimo
A educação em geral neste tempo de crise e a educação cristã em particular jamais foram tarefas fáceis. A Igreja sabe disso, razão por que a Comissão Episcopal da Educação Cristã aconselha os educadores cristãos a vencer o desânimo.

Ensino Superior:
Universidades esperam que pedidos de bolsas disparem
Com a crise económica como pano de fundo e a previsível subida do desemprego, as universidades esperam que a tendência de crescimento do número de bolseiros - em torno dos 4% desde 2006 - se agrave este ano. Isto quando o número de alunos com bolsas de estudo no último ano lectivo já chegou aos 21% dos estudantes do ensino superior. Isso quer dizer que este ano devemos superar a fasquia dos 73 mil estudantes apoiados pela acção social.
Custos em Portugal são dos mais elevados da Europa - estudo
Os custos da Educação em Portugal para um estudante do ensino superior são dos mais elevados da Europa, representando 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita português, indica um estudo académico a divulgar segunda-feira.
Custos em Portugal são dos mais elevados da Europa
Os custos da Educação em Portugal para um estudante do ensino superior são dos mais elevados da Europa, representando 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita português, indica um estudo académico que será divulgado amanhã.

PLOP:
Currículo do ensino médio necessita mudança urgente
As desculpas esfarrapadas para a queda de matrículas no ensino médio de nosso país começam a serem desnudadas. MEC e secretários estaduais de educação afirmavam que se devia à queda do índice de fertilidade do país.
Mas a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE revelam que o índice de conclusão do ensino médio em 2008 foi de apenas 37%. É verdade que o índice dobrou em 10 anos. Mas todos países têm melhorado o índice e estamos muito abaixo da melhoria verificada no Chile, Portugal, Grécia, países cujo PIB e poder global são muito menores que o do Brasil.
Importância da internet para o crescimento do ensino à distância
O ensino a distância é antigo. Lembro que na minha infância na minha casa nós ouvíamos muito um programa de uma rádio AM de São Paulo e um dos principais patrocinadores era uma escola que oferecia cursos a distância por correspondência. Isto lá no início dos anos 80. De lá para cá houve avanços na educação e no ensino a distância, mas é a partir da internet que esse mercado ganha proporções.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO