07 outubro 2009

O uso da educação a distância nos programas sociais

Data: 07/05/2009
Título: O uso da educação a distância nos programas sociais
Veículo: Brasil educação sem fronteira Artigo
Autor: João Roberto Moreira Alves e Eduardo Desiderati Alves

A educação a distância sempre se caracterizou como sendo a melhor alternativa de democratização dos sistemas de aprendizagem. Desde as primeiras ações que aconteceram no século XVIII a metodologia foi adotada para levar o conhecimento a qualquer cidade o, independente de classe social.

Na primeira fase, onde tudo era feito através de material impresso e com a remessa pelos correios, existia uma natural restrição de acesso pelos analfabetos. Somente os conhecedores do idioma é que podiam ler os conteúdos pedagógicos e interagir com seus professores.
Com o avanço das tecnologias e o surgimento do rádio foi possível ampliar para todos os segmentos a transmissão de conteúdos através da voz. Passaram os anos e o cinema reforçou essa possibilidade, com a adição da imagem.
A televisão o surgiu como um novo aliado e proporcionou experiências positivas.
Mais recentemente a Internet se transformou num veículo de extraordinária relevância para as comunicações, entretanto ainda com um baixo uso nas classes menos favorecidas.
Em muito breve teremos a TV Digital como um novo agente de transporte de conteúdos educacionais para todos os lares.
Apesar de todo esse aparato tecnológico o Brasil usa pouco a educação a distância em programas sociais.
Temos uma série de projetos governamentais no campo assistencial, mas nenhum deles agrega novos conhecimentos aos beneficiários.
Milhões de famílias recebem ajuda financeira e material e é louvável o interesse humanitário de ajudar o próximo.
Mas se isso é o suficiente? Claro que não.
Nenhum jovem terá sucesso na vida se não contar com uma educação de qualidade. Ademais, se estiver num contexto familiar onde as pessoas tenham absoluta carência de noções de cidadania, saúde, meio ambiente, educação, etc, suas chances se reduzem.
Há países, especialmente em desenvolvimento, que investem fortemente em programas sociais através de educação a distância, usando as mídias corretas acessíveis ao público-alvo.
O rádio é um extraordinário veículo para os enriquecer os projetos sociais e pode ser usado, com um pequeno investimento, centrado tão somente em geração de programas. As emissoras podem transmitir, sem ônus para o governo, em horários de sua conveniência, conteúdos educacionais que serão úteis extremamente úteis para a sociedade.
Outra alternativa válida é a de junção de materiais impressos ou CDs de áudio nas já tradicionais cestas básicas. Além de alimentos, dar-se-á cultura e educação aos que precisam.
Propostas como essas precisam ser incorporadas pelas autoridades públicas para que, efetivamente, os programas sociais tenham maior alcance junto a população.

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