Educação e atualidade
Data: 08/05/2009
Título: Educação e atualidade-Belo Horizonte MG
Veículo: Hoje em Dia
Autor: Aluísio Pimenta
Aluísio Pimenta
Creio que todos estamos de acordo que a educação em todos seus níveis é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e de uma nação. Refiro-me à educação em todos seus níveis e orientações.
A educação presencial ou à distância (EAD), a educação pré-primária, a educação primária, a educação secundária, a educação técnica, tecnológica e educação superior. Minha experiência em nível nacional e internacional me tem chamado a atenção para que se dê maior atenção, especialmente nos países em desenvolvimento ou emergentes, como é o caso do Brasil, para a educação pré-primária, na qual eu incluo as creches, com os agentes fundamentais de desenvolvimento dos países. No Brasil, nós denominamos crianças de rua ou habitantes de rua àquelas crianças ou habitantes sem casa e que vivam nas ruas, dormindo debaixo dos viadutos e se alimentando com restos de comidas pedidos de porta a porta.
Não gosto da expressão crianças de rua ou habitantes de rua. Elas não nasceram na rua, mas foram deixadas lá pela incompetência e falta de sensibilidade da sociedade, incluindo poderes públicos e privados. Melhor seria denominá-los crianças ou habitantes abandonados nas ruas. Esta denominação chama a atenção da sociedade e de todos nós pelo grave pecado de não termos tomado providências para que as crianças não fossem abandonadas nas ruas e dessem origem aos adultos sem casa e sem lares. Uma das importantes razões da existência destes habitantes de rua é, a meu ver, a falta de um importante investimento em creches. As creches públicas recebem as crianças e fornecem alimentação, cuidados com a saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, permitindo que estas crianças possam seguir confortavelmente os demais ciclos da educação. Estas creches atuam favoravelmente também no que se refere à família, permitindo aos pais e, sobretudo às mães, realizar trabalhos fora de casa e ter um ganho que ajude a manter a residência e os gastos domésticos.
Sem a assistência de uma creche as crianças crescem subnutridas, vão para as ruas, não conseguem se desenvolver nos cursos primários e nos subsequentes. Tornam-se jovens habitantes das ruas. Como não têm recursos, os primeiros cem reais oferecidos por vendedores de drogas ou assaltantes lhes oferecem os transformam em criminosos, pois já o são potencialmente, transformando-se em inimigos contra a sociedade, de alto risco e muito mais caros do que o custo para a manutenção em uma creche que teria mudado a história destas crianças. É uma pena que a sociedade, e especialmente os poderes públicos, não tenham se dado conta de que o ensino pré-primário e especialmente as creches tenham o poder de evitar esta história trágica dos filhos e filhas de famílias pobres ou mesmo miseráveis. Esta falha que procuramos ,salientar neste artigo eu o vi em todos os países da América Latina e do Caribe, onde trabalhei por quase dez anos nas áreas da educação e que também é o caso de nosso Brasil.
Tenho esperança de que as autoridades em nível municipal, estadual e federal se deem conta da importância das creches como reais instrumentos de impedir, preventivamente, os crimes, a violência e o domínio das drogas na sociedade de nossos dias. Esta obrigação é dos poderes públicos, mas também dos empresários, das associações de classes, dos sindicatos e das famílias, em uma ação coletiva de combater, preventivamente, a violência e a criminalidade que invade, no momento, todos os recantos dos países emergentes, em especial a África, determinados países da Ásia e de toda a América Latina e o Caribe. Que Deus nos ajude a despertar nas autoridades e nas famílias, em geral, a consciência de que a educação em geral e especialmente as creches são o instrumento de corrigir o desastre da violência e de criminalidade que aumenta em progressão geométrica, isto é, se multiplica no mundo atual.








Postar um comentário
Publique seu comentário!