04 setembro 2009

Educação a distância cresce no meio corporativo no Brasil

-A | +A

Data: 04/09/2009
Título: Educação a distância cresce no meio corporativo no Brasil
Veículo: Empreendedor.com.br
Autor: não consta

Investir na formação profissional das corporações já faz parte do orçamento de muitas empresas brasileiras e a Educação a Distância (EAD) voltada para a educação corporativa está crescendo a cada ano. De acordo com o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, a EAD cresceu 21% em 2007 entre as empresas que investem em educação corporativa no Brasil e 78% destas instituições pretendem aumentar a parcela desta modalidade para aprimorar os negócios.

Para Carlos Alberto Chiarelli, ex-Ministro da educação e Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced), o motivo deste investimento é simples: a formação e treinamento dos colaboradores de uma companhia é vista como uma forma de alcançar mais rapidamente uma vantagem competitiva.
Chiarelli explica que a agilidade na obtenção da melhoria da capacitação da equipe faz com que a EAD na educação corporativa assuma um papel preponderante, com qualidades importantes para este meio como a mobilidade, flexibilidade, otimização de investimentos, racionalização da logística de estudos e qualidade dos materiais disponibilizados no mercado. “No momento, esta modalidade é a melhor forma de encurtar o caminho da formação profissional das corporações, dispondo de vasto conteúdo específico para cada área. Basta analisarmos os números do Anuário para verificarmos este fato, uma vez que 25% do que foi investido em educação corporativa em 2007 foi para EAD”, destaca.
O Presidente da Aced comenta que o Ensino Corporativo, além de integrar a educação formal, alarga-se na abrangência de setores específicos, tais como capacitação de pessoas portadoras de deficiência. “As empresas que contratam estas pessoas precisam, muitas vezes, capacitá-las e a EAD, voltada para este fim, auxilia na integração no mercado formal de trabalho. Isto porque muitas companhias têm encontrado dificuldade em contratar profissionais com deficiência com adequada preparação para ocupar as vagas disponíveis”, afirma. Segundo Chiarelli, a utilização da EAD nas corporações só tende a crescer, pois os empresários já perceberam que o sucesso não está ligado somente aos ativos fixos e financeiros, mas substancialmente pela formação e retenção de talentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Publique seu comentário!

  © Desenvolvimento Equipe Led.

TOPO