QUALIDADE É O PRINCIPAL DESAFIO DA EAD – DIZ SECRETÁRIO
Data: 15/09/2008
Título: Qualidade é o principal desafio da EAD – diz secretário
Veículo: UNIVERSIA
Autor: Larissa Leiros Baroni de Santos
Carlos Eduardo Bielschowsky falou na abertura do 14º CIAED
Apesar de ter recuperado o atraso no desenvolvimento do ensino a distância, o Brasil ainda precisa lutar por qualidade no sistema. É o que pensa o secretário de educação a distância do MEC (Ministério de Educação a Distância), Carlos Eduardo Bielschowsky, cuja opinião foi revelada em discurso proferido durante a cerimônia de abertura do 14º CIAED (Congresso Internacional de Educação a Distância) promovido pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). A sessão solene foi realizada na noite deste domingo, 14 de setembro, em Santos, litoral paulista.
"É um bom momento para a Ead (Educação a Distância) no Brasil. A modalidade já alcançou 2,5 milhões de pessoas. A Universidade Aberta brasileira também cresce substancialmente, com a participação de 71 instituições públicas e 450 pólos espalhados no País. Além disso, percebe-se aumento na produção científica vinculada ao setor, que conta atualmente com mais de 199 títulos", diz o secretário. Esses dados, de acordo com ele, comprovam que o País não está mais atrasado se comparado a outras experiências internacionais. "Conseguimos recuperar o tempo perdido. Mas ainda é preciso avançar na direção da qualidade", acrescenta ele.
Para que a Ead possa cumprir seu papel no desenvolvimento educacional brasileiro, na opinião de Bielschowsky, ela precisa alinhar sua expansão a um padrão mínimo de qualidade. "No entanto, nem todas as experiências existentes no País conseguem integrar esses dois elementos", afirma ele, que vê a mudança desse cenário como um dos grandes desafios do setor. "Precisamos seguir essa trajetória de crescimento, mas sem se esquecer da qualidade", declara ele.
A excelência da educação a distância, segundo o secretário, deve seguir os mesmos padrões adotados para o ensino presencial. Bielschowsky apontou o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como uma das ferramentas capazes de medir a eficiência dos cursos implementados em ambas as modalidades. "Além da análise do rendimento dos alunos, há ainda outros processos que convergem com esse para que seja feita uma análise ainda mais rigorosa da qualidade das ofertas na EAD. Entre eles estão as visitas técnicas nos pólos presenciais e as avaliações do corpo docente e do conteúdo programático". Para ele, o intercâmbio de diferentes experiências é uma opção para que problemas sejam apontados, discutidos e, ainda para que possíveis soluções sejam encontradas.
O 14º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), segue até a próxima quarta-feira, 17 de setembro, no Mendes Convenion Center, em Santos, litoral paulista.








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